Acesso pelo mundo

free counters

Gostamos do Assunto

sábado, 16 de janeiro de 2010

Hábitos Saudáveis de Colecionadores de Miniaturas:

Você que gosta de veículos em miniatura, este Guia está escrito para desenvolver algumas facilitades em sua coleção, caso você seja iniciante.
É interessante você escolher em primeiro lugar a escala que você irá colecionar e isso irá depender de: Espaço físico; Disponibilidade Financeira e Grau de Detalhes do Modelo. Lembre-se sempre, quanto maior a escala, necessariamente terá que ter melhores detalhes, consequentemente, o preço será maior e o seu espaço também deverá ser maior para guardá-los. Por outro lado, existe, hoje em dia, escala menores bastante ricas em detalhes e com preços mais acessíveis. Independente da escala, quanto melhor detalhado, mais caro será a miniatura.
Depois de escolhido a escala, o próximo passo é definir a sua afinidade com os veículos, por exemplo: Carros de Corrida, Carros Esportes, Veículos Militares, Caminhões, 4X4...etc. Lembre-se que o universo de opções é enorme, volta a questão de sua disponibilidade financeira.
Você poderá definir a sua preferência, também, pelas origens dos veículos, por exemplo: carros alemães, americanos, italianos, japoneses, franceses, britânicos... etc.
É interessante também separá-los por época. Carros antigos ou Carros modernos ?
Outra dica interessante é que, quanto mais famoso for o veículo, mais fácil você encontrará a miniatura, por ex.: Mercedes-Benz, Ferrari, Porsche, Lamborguini..etc.
Veículos nacionais são extremamente raros de serem encontrados, a não ser aqueles que também foram fabricados no país de origem. Veículos que foram projetados exclusivamente para o Brasil ( década de 60 a 80) são muito difíceis de serem adquiridos, por ex.: Opala, Brasília, Corcel, SP2 entre outros. A maioria dos veículos nacionais atuais são projetos mundiais sendo relativamente fáceis de serem comprados em miniaturas.
Mantenha sempre os veículos divididos por escala, caso você faça mais de uma coleção, para que você tenha um padrão comparativo entre eles.
Finalizando... o que vale mesmo é o seu gosto pessoal. Mantenha os modelos em local protegido, o ideal é que permanecessem nas caixas de origem para sua conservação, existem muitos colecionadores que valorizam a embalgem original, porém outros preferem mantê-los em exposição. Para esses casos , torna-se necessários de tempos em tempos executar a limpeza, geralmente, com pincel macio e sem produto químico.
Boa diversão !!!

2 comentários:

  1. Tudo o que seja miniaturas automoveis a escala, principalmente 1/43 a minha favorita me interessa e de que maneira, sou um apaixonado por este hobby, portanto o meu grande interesse.
    As minhas saudaçoes
    José da Cruz

    jcruzleitao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Blog, muito interessante e tambem para mim que já coleciono a algum tempo é uma oportunidade de aprender algumas dicas interessantes.

    Em forma de dasabafo eu digo que é uma pena que algumas pessoas, não compreendam o amor de quem coleciona miniaturas, não tem a noção de que é um hobby sadio, que aproxima as pessoas, os encontros de colecionadores são uma ótima oportunidade de intercambio e de incentivar novos colecionadores, principalmente as crianças e tambem em alguns casos como o meu, nós resgatamos e preservamos a memória de uma época, um dia o que hoje é comum será raridade e as pessoas irão olhar com interesse.


    Danilo

    ResponderExcluir

Se quiser faça um comentário e deixe seu e-mail para resposta, obrigado.

>