Acesso pelo mundo

free counters

Gostamos do Assunto

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como Conservar Sua Miniatura de Metal

Muitas vezes acidentes ocorrem, ou compramos miniaturas de outros colecionadores que podem possuir avarias, neste caso, restaurar é uma alternativa latente, para retomar a beleza original da miniatura, bem como, cuidados simples podem evitar danos futuros. Neste guia você encontrará dicas simples e aplicáveis de conservação e restauração de miniaturas de metal em escala.
Quem coleciona miniaturas sempre fica na dúvida: Qual será a melhor maneira de conservá-las como novas? O primeiro cuidado é manter seus carros longe da poeira, expondo-os em vitrines fechadas ou em caixas (“displays”) especiais de acrílico ou vidro. Isso já ajuda, e muito.
O segundo passo é mantê-los sempre longe de crianças e empregadas domésticas, que são os maiores predadores das miniaturas (de qualquer tipo). Crianças, porque acreditam estar diante de maravilhosos “brinquedos”, e empregadas, que mesmo com a maior boa vontade do mundo, pensam estar ajudando na limpeza, e na verdade estão destruindo os pobres modelos. É aí que vão embora detalhes, adesivos, pára-choques, limpadores ... Por isso, deixá-los trancado ajuda a evitar pó e mãos indesejadas.
LIMPANDO
A principal pergunta de todo o colecionador e como limpar uma miniatura, já ví "receitas absurdas", portanto, antes de aplicar uma dica, pense: Este conceito eu poderia aplicar em outro produto de igual "delicadeza"? Se positvo, vá em frente...
As miniaturas são objetos frágeis e suas pinturas mais delicadas ainda, pois a camada é tão fina que qualquer coisa pode removê-la. Ao comprar uma miniatura de metal em escala que esteja suja, sempre limpe a parte externa com um pano macio e seco, se não adiantar, umedeça o pano, com água e um "pouquinho" de detergente neutro, e limpe com movimentos leves, para evitar estragar algum adesivo.
A parte interna deve ser limpa com cotonetes úmidos e depois seco com cotonetes secos, não deixe molhado, pois pode ocasionar mofo.
POLINDO
Agora pensando na polimento, você deve ter à mão os seguintes itens: flanela, algodão e cera automotiva ou lustra-móveis, em seguida, aplique com o algodão um pouco de cera automotiva (ou lustra-móveis).
De preferencia o lustra-móveis, pois é um produto mais suave que a cera e de excelente resultado, além de ser muito mais fácil de ser removido. Aplique com cuidado, em movimentos circulares e espere um pouco até secar. Remova com uma flanela e dê o polimento final com algodão limpo.
Caso seja necessário, limpe os pneus e outras partes de plástico ou borracha com cotonete e um pouco de silicone liquido, usado para dar brilho em plásticos de automóveis. Duas dicas: evite aplicar qualquer desses produtos sobre adesivos e, sempre que pegar um modelo com as mãos, limpe-o em seguida com uma flanela. A gordura e ácidos presentes nas mãos podem, com o passar do tempo, danificar a pintura. Já vimos muitos Franklin Mint com a pintura irremediavelmente perdida; por isso alguns deles vêm acompanhados de luvas para permitir o manuseio.
COMO ARMAZENAR UMA MINIATURA
Outra questão importante diz respeito ao armazenamento, evite deixar sua mini exposta ao pó, pois se assim for, você terá sérios problemas para mantê-la em bom estado, entretanto, mesmo armazenando a mini em uma estante fechada ou display feito sob medida também pode ser perigoso...
As miniaturas têm tinta, têm pneus de borracha, etc, tudo isto é composto por derivados de petróleo, automaticamente, podem liberar gases que combinados com outros compostos do local de armazenamento podem ocasionar reações quimicas que com o tempo podem danificar a miniatura, neste caso, sempre tenha alguns cuidados, como abrir periodicamente o local de armazenamento, nem que seja por 1 minuto, para liberar os gases; se as prateleiras forem de vidro, não coloque a miniatura diretamente sobre o vidro, pois é muito comum o chamado "derretimento" dos pneus, que é ocasionado por reações químicas do vidro e da borracha, use uma base expositora, ou coloque uma simples "caixinha de fósforo" sob a mini, suspendendo-a. Se a prateleira for de madeira pintada ou envernizada, coloque um feltro sobre a prateleira, forrando a mesma, evitando as reações químicas da tinta do expositor com as borracha das minis. Outra dica importante é periodicamente, girar as rodas da miniatura, pois com o passar do tempo e o peso da miniatura estática, os pneus vão ovalando-se, portanto, um simples ato de girar a roda, mudando o locar de pressão já resolve.
Evite colocar suas miniaturas sob ação direta da luz, pois pode ocasionar o desbotamento da pintura, como ocorre nos carros reais, evite também o calor excessivo e a umidade.
Caprichem nos cuidados com suas miniaturas para as terem por muito tempo!

6 comentários:

  1. muito legal as dicas, me ajudo bastante, tenho uma coleção pequena em escala 1:24 e a mini q mais gosto é um pontiac firebird prata. tinha duvidas de como limpalas, mas agora estão limpinhas e bem conservadas. valeu.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de seu Blog, mas estou precisando de sua ajuda perita. Tenho procurado alguém que aceite encomenda de miniatura em metal, mas não estou conseguindo encontrar quem o faça. O problema é que gostaria de ter uma miniatura como a do seguinte link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207902284-arca-da-alianca-ark-of-the-covenant-miniatura-escala-110-_JM
    É a arca da aliença do antigo Israel. Encontrei essa que me atenderia, se não fossem as medidas que estão fora da escala que desejo, além do quê ela também está bastante cara, pois é revestida em ouro e não preciso dessa sofisticação toda, já que preciso dela para compor um ambiente em miniatura que estou fazendo. Então, gostaria de saber quem poderia fazer por encomenda essa peça. Acho que não será tão complicado fazê-la. Portanto, conto com sua prestimosa ajudaAguardo seu contato por e-mail. Meu e-mail é: pipasmg@hotmail.com
    Agradeço sua atenção!

    André Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anônimo.
      Parece engraçado mas não é: Procure um crente!
      Já vi uma miniatura da Arca "benzida" pelo pastor em troca do vil metal.
      Acho que era de plasticão metalizado mesmo.
      Se opera milagres, eu não sei.

      Excluir
  3. Boa tarde, agradeço as dicas e gostaria de comentar o problema que tive com minhas miniaturas Marvel, comprei um display de MDF fechado com tampa de acrílico, pintei com tinta PVA, e após secar fixei na parede em local sem sol direto ou umidade, não forrei com feltro nem abrir o displays de tempos em tempos como sugeriu, e para minha surpresa ao manuseá-los recentemente observei que apresentavam uma espécie de bolor ou mofo. Agostaria de saber , pois comprei mais displays mas ainda não pintei, qual a melhor tinta a usar ? e quando forrar com feltro posso fixa-los com cola ?, qual ?.Se puder me responder o email é vagner.rocha@jsp.com Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. De que tipo de miniaturas Marvel está a falar? Abraço.

      Excluir

Se quiser faça um comentário e deixe seu e-mail para resposta, obrigado.

>